A graduação em Gestão Pública é visada por quem pretende ocupar cargos públicos e que, além de buscarem a formação, também prestam concursos públicos para atuarem na administração de entidades deste gênero. As ações de um gestor público buscam aprimorar o desenvolvimento do local em que estão inseridos e são focadas em planejar, implementar e supervisionar projetos para tal.
O mercado de trabalho é amplo e versátil. Além de conhecimentos prévios de legislação, contabilidade e mercado financeiro, espera-se que o futuro gestor público tenha conhecimento da realidade do local em que atua, a fim de buscar suprir as necessidades sociais, culturais e econômicas de seu contexto. A atuação é possível em todas as esferas públicas: municipal, estadual e federal. Alguns dos cargos possíveis são: gestor de políticas públicas, gestor de licitação, gestor de projetos públicos, gestor de responsabilidade social, analista de contratos e consultor de gestão pública.
Além de organizações não governamentais (ONGs), também é área de atuação do gestor público os ministérios, secretarias, autarquias, agências reguladoras e estatais. Suas ações envolvem tanto a administração e trato direto em tais setores quanto a prestação de consultorias em órgãos públicos ou para empresas de terceiro setor, mistas ou organizações privadas.
Consultoria para empresas privadas é o setor que mais emprega profissionais da gestão pública
De acordo com o portal salario.com.br, a área de atuação para um gestor público com melhor média salarial (R$ 5,8 mil) é a consultoria em gestão empresarial. O setor teve alta de 3,15% entre setembro de 2021 e agosto de 2022, com 65.892 novos gestores contratados em regime formal. O mês de menor número de contratações foi dezembro, com pouco mais de quatro mil admissões. O maior foi junho deste ano, com 6,2 mil contratados.