De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o tabagismo é entendido como uma doença crônica causada pela dependência do usuário à nicotina presente nos diversos produtos à base de tabaco. Para além disso, o tabagismo reúne um grupo de transtornos mentais e comportamentais, uma vez que a nicotina é uma substância psicoativa.
Diante disso, como o farmacêutico pode ajudar os seus pacientes?
O farmacêutico desempenha um papel fundamental no combate do tabagismo através do programa de cessação tabágica. Neste programa, o profissional pode auxiliar o seu paciente no abandono deste vício, e melhorar sua qualidade de vida. Para isso o profissional farmacêutico reúne uma gama de conhecimentos e habilidades que são individualmente dirigidas ao seu paciente de forma a ajudá-lo a combater essa dependência.
Importante ressaltar que a prática clínica farmacêutica está respaldada e regulamentada através das resoluções 585 e 586 de 29 de Agosto de 2013, onde ambas regulamentam as atribuições clínicas do farmacêutico bem como o ato da prescrição farmacêutica que não se limita apenas a concepção de recomendar uma terapia farmacológica ao paciente, mas contempla também a oferta de serviços farmacêuticos, recomendação de terapias não farmacológicas ou o encaminhamento a outros profissionais ou serviços de saúde.
Avaliação da Dependência a Nicotina
Inicialmente é recomendado que o profissional investigue o nivel de dependência à nicotina do usuário, para isso, ele pode contar com ferramentas clínicas capazes de estimar esse nível de dependência, dentre elas o TESTE DE FARGESTRÖM.
O Fagerström Test for Nicotine Dependence (FTND, Teste de Fagerström para Dependência de Nicotina) é um instrumento de rastreamento para dependência física de tabaco, amplamente utilizado em diversos países. Ele consiste em um questionário auto-aplicável de 06 perguntas que ao final lhe trará um score, onde estimará o nivel de dependência a nicotina. Veja o teste na íntegra a seguir:
Você é farmacêutico e se interessou sobre o programa de cessação tabágica? Não sente seguro em realizar essa abordagem com os seus pacientes? O Instituto Brasil de Pós-Graduação IBras lhe convida a conhecer a Pós Graduação e Farmacologia Clínica e Farmácia Clíncia com ênfase em prescrição farmacêutica. No módulo de Fisiopatologia, Farmacologia e Farmacoterapia no trato respiratório você aprenderá mais sobre o programa de cessação tabágica e sobre as terapias atualmente empregadas nessa área.
Instituto Brasil de Pós-Graduação – IBras