Formas de Ingresso

• Vestibular agendado com provas digitais Esta modalidade flexibiliza a data de processo seletivo ao candidato. A prova digital poderá ser agendada a partir de 22 de dezembro de 2023 e deverá ser realizada no período de 16 de janeiro de 2024  até 16 de fevereiro de 2024. Escolha a data e agende.   Acesse aqui e faça a sua agenda • Vestibular agendado com provas presenciais Esta modalidade flexibiliza a data de processo seletivo ao candidato. A prova presencial poderá ser agendada a partir de 22 de dezembro de 2023 e deverá ser realizada no período de 16 de janeiro de 2024  até 16 de fevereiro de 2024. Escolha a data e agende. A prova deverá ser realizada na sede da Instituição IBRAS, sito à Avenida Antônio Rodrigues Teixeira Junior, 907 – Jd Carvalho / 84015-490 Ponta Grossa/PR.   Acesse aqui e faça a sua agenda O candidato deverá comparecer ao local de provas com no mínimo de 15 (quinze) minutos de antecedência do horário marcado, portando de RG e CPF para identificação. Todos os pertences do candidato tais como: relógio, câmeras, pen-drive, celular, entre outros deverão ser alocados em local distinto do local de prova do aluno e deverá permanecer assim até o término da prova. Para maiores informações, consulte o Edital: Processo Seletivo para o curso de GESTÃO PÚBLICA do IBRAS ENSINO SUPERIOR.• Transferência Externa Após abertura da turma e, em caso de existência de vagas, poderá ser solicitada transferência para o curso de graduação em GESTÃO PÚBLICA, por qualquer aluno matriculado em outra Instituição através de documentação a ser informada em edital próprio a ser divulgado. Para maiores informações, consulte o Edital: Processo Seletivo para o curso de GESTÃO PÚBLICA do IBRAS ENSINO SUPERIOR. • Portador de Diploma Superior O candidato ao se inscrever para esta modalidade no processo seletivo, deverá protocolar o seu diploma de curso superior reconhecido pelo MEC e aguardar a avaliação feita pela Instituição/comissão sem necessidade de realizar qualquer outra modalidade deste processo seletivo. A inscrição deverá ser feita na sede da Faculdade. Para maiores informações, consulte o Edital: Processo Seletivo para o curso de GESTÃO PÚBLICA do IBRAS ENSINO SUPERIOR. • Aproveitamento dos resultados do ENEM Serão admitidos os resultados do ENEM realizados a partir de 2021. No ato da inscrição o candidato deverá trazer os resultados das provas do ENEM, relativo ao ano que desejará aproveitar, sendo que para a classificação será considerado o valor de sua nota numa escala de 0 a 10, equivalente aos candidatos de vestibular. Obs: somente aproveitar-se-á a pontuação da REDAÇÃO não zerada. Para concorrer a esta modalidade de processo seletivo, o candidato deverá apresentar a documentação comprobatória de sua participação no ENEM, anexando-o no ato da inscrição realizada no site: http://ibras.com.br/ ou na sede da Faculdade. Para maiores informações, consulte o Edital: Processo Seletivo para o curso de GESTÃO PÚBLICA do IBRAS ENSINO SUPERIOR.

Repositório Institucional

PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO – PPC DA IES Nome: PPC Descrição: Projeto Pedagógico de Curso Gestão Pública Modalidade: Presencial PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL – PDI Nome: PDI Descrição: Documento validado enquanto instrumento de planejamento e gestão do Instituto Brasil de Pós-Graduação – IBRAS (2020-2024) REGIMENTO E ESTATUTO DA IES Nome: Estatuto Geral do IBRAS Descrição: Instituto Brasil de Ensino Superior Nome: Regimento da Faculdade IBRAS Descrição: Regimento Interno da Faculdade IBRAS

Tricologia: decisão do CFF traz segurança para profissionais e população

Por Gustavo Bergoli Rosa* O Plenário do Conselho Federal de Farmácia entregou na última quinta-feira, 16, a regulamentação de mais uma área de atuação profissional para o farmacêutico: a tricologia. Também foram aprovados os referenciais mínimos para os cursos livres na área. A proposta de resolução foi elaborada por um Grupo de Trabalho constituído de farmacêuticos de diversos estados. A regulamentação que o Conselho Federal de Farmácia (CFF) conseguiu aprovar sobre a atuação do farmacêutico na Tricologia favorece os profissionais que já trabalham na área ou querem ingressar nesse segmento, mas também facilita a vida dos cursos de pós-graduação com os módulos específicos. A decisão dá uma base legal para o ensino e estudos dos alunos e também para a prática neste segmento. A Tricologia é um assunto muito interessante porque se trabalha desde as pequenas até as grandes alterações, como coceiras e inflamações. Então, a partir do momento que se tem uma regulamentação e que se consegue dar uma base legal a essa atuação, consequentemente de estudo e prática para os profissionais, aumenta segurança em toda a comunidade de profissionais e não fica a ideia de se trabalhar, eventualmente, na ilegalidade. Já pensando no ensino da Tricologia para futuros profissionais, os cursos de especialização pelo Brasil podem aumentar a quantidade de conteúdo sobre essa área específica. A demanda por estes profissionais habilitados cresceu bastante, depois do período de pandemia da Covid-19, quando as quedas capilares surgiram com grande força. O Conselho Federal de Farmácia conseguiu essa regulamentação que vai ajudar uma grande classe de profissionais. O que é a Tricologia? A tricologia é o ramo da ciência que trata dos pêlos ou cabelos. Originou-se na Inglaterra em 1902. Seu estudo contém a função de solucionar vários problemas capilares. Tricologia congrega profissionais ligados a esta ciência (químicos, biólogos, biomédicos, cosmetólogos, farmacêuticos, nutricionistas e médicos) e tem como objetivo integrar as áreas da saúde e da estética. *O autor é professor da Faculdade Ibras no curso de Saúde Estética e Cosmética. Graduado em Biomedicina, Nutrição e atualmente cursa Medicina. Mestre em Ciências Biológicas, com ênfase em Fisiologia Endócrina e metabolismo, pela UFG. Possui pós-graduação em: Docência no ensino superior; Fisiologia humana aplicada a ciências da saúde; Estética e exercício físico na saúde da mulher; Estética Avançada; Pós-graduando em Emagrecimento e Metabolismo.